sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dor de cabeça é um dos problemas de saúde mais comuns nos adultos


Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que a dor de cabeça é um dos problemas de saúde mais comuns em todo o mundo, porém, o tratamento tem sido negligenciado. Os especialistas estimam que até 75% dos adultos de 18 a 65 anos sofreram com dores de cabeça no ano passado.
Conforme o estudo, poucos casos são diagnosticados por um profissional. Desses, cerca de 40% estão associados à enxaqueca e tensões e 10% ocorrem por uso excessivo de remédios. O minucioso estudo mostra que metade das pessoas com dor de cabeça buscou a automedicação e apenas 10% procuraram um neurologista, percentual ainda menor na África e no Sudeste Asiático.
A OMS aponta ainda que a temída dor de cabeça impõe alto custo financeiro à sociedade, como a perda de produtividade dos trabalhadores, que custa mais que as medidas preventivas de saúde. Nesse sentido, a organização recomenda o aumento dos investimentos no tratamento e na prevenção das dores. Foram analisados dados de 101 países, que respondem por 86% da população mundial.
Vários podem ser os motivos para a dor de cabeça aflorar, como a falta e dinheiro, excesso de trabalho, preocupação, raiva e até mesmo falta de sono.
Podem ser constatadas mais de 200 causas para a dor de cabeça, e a genética é uma delas, e aqui podemos incluir tensão muscular, barulho, tensão pré-menstrual (TPM), luz forte ou cheiro forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário