domingo, 21 de novembro de 2010

Sintomas de Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Gerência de Vigilância Epidemiológica, notificou, até a última terça-feira, 16, apenas dois casos suspeitos de dengue, cinco a menos que em outubro, de acordo com os números divulgados pelo Informe Epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira, 17, com base nos dados retirados do Sinan (Sistema de Informação Nacional de Notificação de Agravos). Os dois casos suspeitos estão aguardando o resultado do exame laboratorial para que sejam confirmados ou descartados.

Desde o mês de julho, quando foram notificados 122 casos suspeitos, o número vem diminuindo e em agosto foram 74 casos e 40 em setembro. De janeiro a novembro deste ano, foram 421 casos suspeitos no total, sendo que 295 foram confirmados, 50 descartados e 76 ainda aguardam o resultado do exame laboratorial. Ainda de acordo com o Informe Epidemiológico, dos casos confirmados, 265 foram de dengue clássica, 26 de dengue com complicação e quatro de dengue do tipo hemorrágica.

Em relação aos bairros, Catolé foi o que mais teve casos suspeitos da doença em todo o ano, 64, enquanto que o Bairro das Malvinas teve 39, sendo que 56 e 24, respectivamente, foram confirmados. Os dados foram encaminhados para a Vigilância Ambiental para que ela, a exemplo do que já vem realizando, dê continuidade às ações de combate ao mosquito transmissor da dengue em bairros com maior número de casos suspeitos e confirmados.

Os meses de junho e julho, os mais chuvosos do ano, foram os que mais apresentaram notificação de casos suspeitos, de acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde. Todos os casos suspeitos são investigados minuciosamente até que se possa chegar a um diagnóstico mais preciso e confiável possível, informou a gerente municipal de Vigilância Epidemiológica, Elília Maria Pombo.

Com a divulgação do Informe Epidemiológico, a Secretaria Municipal de Saúde pretende levar para a população números oficiais sobre a dengue no município.

SINTOMAS DA DENGUE – As pessoas devem ficar alertas aos sintomas da dengue, que são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas, além de manchas vermelhas pelo corpo. Caso já tenham tido dengue e apresentem um ou mais dos seguintes sintomas: dores abdominais, vômitos ou qualquer tipo de sangramento, pode estar evoluindo para a forma grave da doença. Em quaisquer um dos casos, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde mais próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário