sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A cura para a dor de cabeça

Provavelmente não há no mundo quem nunca tenha tido dor de cabeça. Depois de um dia agitado e estressante, é possível que a pessoa volte para casa com a cabeça pesada e dolorida, resultado da tensão em certos músculos, tome um comprimido, descanse e, na manhã seguinte, levante recuperada para dar andamento aos compromissos.
No entanto, certos tipos de dor de cabeça têm características bem diferentes. Algumas são dores pulsáteis e intensas, com manifestações de fotofobia (dificuldade de olhar para a luz) e de fonofobia (rejeição aos ruídos, especialmente aos mais agudos). Há também a dor de cabeça cervicogênica que começa na nuca , atinge o topo da cabeça e desce para os olhos, a dor ligada à inflamação das mucosas que revestem os seios da face nos processos de sinusite e as terríveis dores de cabeça relacionadas com o nervo trigêmeo, o maior nervo craniano.
Hoje, felizmente, a maioria dos casos de dor de cabeça conta com tratamento eficaz e para alguns deles existe até a possibilidade de cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário